Como fazer recrutamento e seleção de pessoas para 2018? Cris Santos revela

“Uma empresa é gente em ação.” (Cris Santos, Brain Fit). Esta frase norteou o 2º Webinar da Maratona Planejando o Sucesso em 2018, com o tema Gestão de pessoas, com informações importantes sobre como selecionar colaboradores e motivar o time para o ano que se inicia.

gestao-de-pessoas-cris-santos

Cris Santos, nossa convidada desta rodada, reforçou a importância em se organizar o processo seletivo sobre duas vertentes:

1º- Recolocação profissional: onde a contratação gera oportunidade de negócio para quem deseja.

2º- Prosperidade: contratar alguém sempre traz a perspectiva de sucesso, tanto para o contratado e contratante.

Como recrutar um time de sucesso

A contratação de pessoas é uma ação que impacta, sim, no resultado do negócio. Por isso é preciso estruturar a contratação em um processo que minimize erros e maximize as possibilidades de sucesso. Dentre as várias dicas que a Cris deu, destacamos as seguintes para você saber como recrutar um time de sucesso:

#Dica1 – Distanciar-se quanto à emoção e analisar o candidato profissionalmente, não se deixando convencer por aspectos como beleza, simpatia, entre outros. Agir com este profissionalismo faz com que os seus colaboradores se sintam mais seguros, valorizados e motivados.

#Dica2 – Estruture o processo de contratação em duas fases: recrutamento e seleção

#Dica3 – Na fase de recrutamento foque em quantidade de currículos. Busque o máximo de pessoas e depois faça o filtro de possíveis candidatos para a entrevista.

#Dica4 – Para captar currículos é preciso ter uma boa divulgação das vagas em vários canais de comunicação, inclusive nas redes sociais, como o Linkedim que é mais voltado para isso.

#Dica5 – Já na seleção, após fazer o filtro de currículos colhidos no recrutamento, iniciam-se as entrevistas. Aqui é importante também ter opções, pois muitos faltam à entrevista.

#Dica6 – Como reter talentos? Investindo em seus bons colaboradores, pagando um valor justo tanto em salário, quanto em bonificação. Algo que a Cris falou bastante é que embora estejamos vivendo um cenário de crise econômica nacional, os colaboradores ainda escolhem onde desejam trabalhar. Logo, valorizar os talentos que você tem na sua equipe é uma forma de reduzir a rotatividade de funcionários e também aumentar o nível de engajamento, de sentimento de pertença ao time.

 

Durante o Webinar, muitas pessoas enviaram perguntas. Nós selecionamos 3 perguntas e a Cris respondeu. Confira:

1- Quais as duas atitudes práticas para contratar os melhores talentos?

As vezes as pessoas contratam por outros atributos além dos talentos… As vezes se contrata pela beleza, pela simpatia… Isso é errado! Contrate para a vaga. Se vai contratar um vendedor contrate alguém que venda, que goste de trabalhar com o preço, de negociar. Mas o pulo do gato é: contrate alguém que tenha paixão pelo que faz, não contrate pessoa tímida para trabalhar com vendas.

*A Cris deu várias outras dicas e rolou até um desabafo. Confira na gravação!)

 

2- Como analisar o nível de comprometimento no recrutamento de consultora de vendas?

A pessoa que deseja trabalhar não reclama do processo seletivo. Mas a dica é usar cases baseados na rotina da academia e perguntar como a pessoa agiria naquela situação. Outra dica é também criar experiências com dinâmicas de grupo durante o processo criativo buscando revelar algumas características quanto à convivência e atendimento.

 

3- Preciso achar pessoas para o processo seletivo. Como encontrar?

A dica é captar volume de currículos. Além dos meios tradicionais (como jornais e emissora de rádio), você pode usar as mídias sociais ou ainda procurar bancos de recrutamento da cidade. Se mesmo fazendo isto está muito difícil contratar, a super dica que a Cris deu é que você monte uma ação de treinamento dentro da sua empresa, pois aí você pode capacitar os profissionais que deseja, dando oportunidades para as pessoas que desejam trabalhar, mas não têm experiência.

*Aqui queremos abrir um parêntesis reforçando que nós da Pacto desenvolvemos uma ferramenta fantástica para apoiar gestores e coordenadores no treinamento e capacitação de times, a Universidade Corporativa Pacto – UCP, uma plataforma com vídeos e conhecimentos sobre a usabilidade do sistema e também sobre as boas práticas profissionais relacionadas ao mercado fitness, além de reunir conhecimentos produzidos em parceria com os grandes consultores do Brasil.

Para encerrar, a Cris disponibilizou 3 e-books incríveis. Assista ao webinar e descubra como é fácil recebê-los gratuitamente:

📕 10 Desafios da Liderança em Academias

📚  5 Dicas para montar uma boa equipe e 5 formas de gerenciar conflitos na academia

📖 5 problemas e 5 soluções de gestão de pessoas na academia

Gostou deste artigo? E o que está achando da maratona? Conta pra gente!

Comentários

comentários

Receba conteúdos exclusivos