Satisfação do cliente: como fidelizar os alunos da academia?

escrito por Tiberio Lemes
Satisfação do cliente: como fidelizar os alunos da academia?

Quando um cliente em potencial visita sua academia, o que você acha que ele espera encontrar? Você saberia dizer o que é necessário para atrair possíveis clientes? E quais os requisitos que sua academia precisa ter para conquistar novos alunos? Leia mais e descubra como fidelizar os alunos da academia!

Pois é, o primeiro passo para atrair alunos é oferecer serviços que, à primeira vista, sejam muito importantes aos olhos daquele cliente em potencial. Mas que características seriam essas tão valorizadas por quem busca uma academia de qualidade?

São muitas e podem variar de cliente para cliente, ou seja, o melhor é oferecer diversidade de serviços, agradando diferentes perfis, mas sem deixar de lado o atendimento personalizado e a atenção especial que irão conquistar o cliente e fidelizá-lo.

Veja os fatores que atraem e fidelizam seus alunos:

Atendimento

O atendimento é fundamental para conquistar um novo aluno no mercado fitness e um dos fatores mais importantes quando o visitante ainda não conhece o estabelecimento. Um atendimento com cortesia, eficiente e atencioso é um poderoso cartão de visitas. Portanto, não hesite, valorize esse aspecto!

Quem é que não gosta de ser bem recebido? Um atendimento de qualidade pode cativar qualquer cliente, mas um atendimento ruim pode espantar não apenas esse cliente como também vários outros, caso ele compartilhe sua opinião em uma rede social. Portanto, invista no atendimento e treine seus funcionários.

Além disso, é por meio desse contato que o novo aluno em potencial vai conhecer tudo que a academia tem a oferecer.

Crie mapas e esquemas de atendimento para orientar os atendentes, pois eles irão informar todos os aspectos que cada cliente busca quando procura sua academia e, com base nisso, é possível aprimorar cada vez mais o relacionamento com os clientes.

Foi-se o tempo em que o recepcionista só informava o preço e apresentava o espaço. Hoje, o primeiro atendimento deve fornecer informações essenciais para que o visitante perceba a importância da atividade física em sua vida e decida matricular-se na sua academia.

Para isso, é preciso capacitar funcionários e equipes, envolvendo recepcionistas, professores e gestores, para que o cliente receba um tratamento de excelência durante todo o seu relacionamento com a academia, seja no momento em que ele visita a academia a primeira vez, seja quando ele faz uma aula ou ainda na hora de resolver um problema.

Diversidade

Os alunos de hoje não buscam apenas musculação ou ginástica localizada, eles querem muito mais. Uma grande academia pode oferecer — além da clássica dupla de ginástica e musculação — luta, spinning, HIIT (treinos de alta intensidade), dança, exercícios funcionais, hidroginástica, natação e ioga para que, dentro dessas opções, o cliente busque a que mais tenha a ver com suas aptidões.

Além da diversidade de atividades, não deixe de oferecer diferentes planos, meios de pagamento e canais de atendimento.

Qualidade

Mas, claro, mais importante do que diversidade, é importante que a estrutura da sua academia seja capaz de oferecer as atividades com qualidade. Se sua academia é menor ou possui menos recursos, é mais importante que ela cumpra o que propõe. Ou seja, aparelhos, professores, espaços e, novamente, atendimento adequados conquistam o cliente, seja uma academia grande ou pequena!

Comprometimento dos professores com os alunos

Os professores devem comprometer-se com os anseios dos alunos, pois eles sentem quando o professor preocupa-se com a sua satisfação. Por isso, é muito importante a visão do gestor em cada aspecto que envolve o relacionamento do aluno.

Participar, preparar as aulas, ouvir as insatisfações dos alunos, além de acompanhá-los e ajudá-los a evoluir, faz o aluno sentir-se valorizado.

A fidelização de seus clientes depende de uma série de razões, e as listadas aqui podem fazer a diferença, mantendo seus alunos satisfeitos por muito tempo.

Gostou do nosso post? Deixe um comentário! E continue acompanhando nosso blog, que traz dicas e informações sobre gerenciamento de empresas.

O que achou do artigo? Conta pra gente:

VEJA TAMBÉM