Seja competente como uma mãe. Leia o artigo!

escrito por Raysa Carvalho
Seja competente como uma mãe. Leia o artigo!

Determinação, proatividade, foco, criatividade, multitarefa… Muitos recrutadores enaltecem estas competências como determinantes na contratação de um bom profissional. E se puxarmos na memória, quem foi o nosso primeiro modelo de competência e responsabilidade? Arrisco dizer que são as Mães!

Pense bem: a mãe é uma exímia gestora…

…administrando as mais diversas situações, de relacionamento às finanças. Também é próprio da maternidade ser solidária, colocar os interesses do todo acima dos seus próprios, visando a prosperidade do bem comum. Outros dois pontos de destaque são a proatividade e a dedicação, já que uma mãe sempre está pronta para “fazer o que deve ser feito” e ainda ir além.

Muitas empresas no mundo todo têm reconhecido estas competências, buscando valorizar ainda mais as mães no mercado de trabalho. Sabemos que a realidade ainda é difícil para mulheres com filhos, mas a sociedade como um todo tem aberto o olhar para reconhecer o talento maternal, quebrando alguns mitos.

 

E a ciência comprova!

Uma pesquisa publicada pela Royal Holloway, da Universidade de Londres, comprova que a gestação aumenta as atividades neurais do lado direito do cérebro – justamente a parte responsável pelas capacidades cognitivas ligadas a criatividade, relacionamento interpessoal e percepção/controle das emoções.

 

Entre as competências que as mães demonstram, algumas merecem destaque:

  • Maior capacidade de gestão do tempo
  • Executam muitas tarefas ao mesmo tempo
  • São líderes, motivadoras e têm mais empatia
  • Trabalham em equipe
  • Se dedicam e são boas em cumprir prazos

Claro que as qualidades listadas acima não são exclusivas da maternidade, mas a influência da mãe na formação de um ser humano ético e responsável, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, traz muito do cuidado e dedicação da figura materna no desenvolvimento do indivíduo, que se manifestam em diferenciais que vão muito além do diploma e da trajetória de mercado.

 

Os objetivos de uma mãe estão além da maternidade: é também o de construir um mundo melhor para todos.

Escrevo este artigo não apenas como homenagem, mas como mãe e profissional de uma empresa que acredita na tendência global da valorização das mães, a Pacto Soluções. Aqui, somos estimuladas de forma igualitária a construirmos nossa carreira e isto já é um grande presente!

feliz dia das mães

Em nome da Pacto Soluções faço o convite para você neste dia de homenagem às mães: em tudo o que você for fazer, seja pessoal ou profissionalmente: #SejaCompetenteComoUmaMãe

Feliz dia das Mães!

O que achou do artigo? Conta pra gente:

VEJA TAMBÉM