Controle de acesso na sua escola: como aumentar a segurança

escrito por Tiberio Lemes
Controle de acesso na sua escola: como aumentar a segurança

O Controle de acesso escola garanta mais segurança aos pais e alunos. Todos os pais merecem saber se o seu filho está comparecendo regularmente à escola, se eles estão em um ambiente seguro ou se eles estão saindo desacompanhados sem autorização. Mas isso nem sempre acontece. Por isso, cada vez mais instituições estão apostando em sistemas de segurança e controle do acesso e frequência escolar. Indicado para escolas e faculdades em geral, esse monitoramento não só oferece uma segurança maior para alunos, pais, professores e funcionários mas também ajuda na gestão da própria instituição.

A ideia é bastante simples. Todas as pessoas autorizadas possuem uma forma de acesso — cartão, senha, impressão digital — que libera a catraca eletrônica, registrando o horário de entrada e saída. No entanto, outros elementos podem ser adicionados, dependendo da necessidade da escola e da quantidade de alunos e frequentadores que possui.

Uma possibilidade, por exemplo, é que o sistema emita uma mensagem automática para os pais quando o aluno passa pela catraca. Assim, é possível controlar a entrada e a saída dos filhos.

Sendo assim, é evidente a importância de escolher um software para realizar uma gestão escolar adequada. É necessário avaliar o perfil da instituição de ensino e escolher aquele que melhor atende à demanda da escola.

Muitos softwares são baseados na biometria, o que assegura uma identificação precisa do indivíduo que está entrando na escola. No caso do cartão, é importante adotar outras medidas de segurança, como câmeras, pois existe o risco de entrada de uma pessoa não autorizada, utilizando um cartão emprestado, roubado ou fraudado.

Independentemente do sistema escolhido, existem diversas vantagens ao fazer a segurança e o controle do acesso e da frequência escolar. Confira!

Segurança

Ao matricular o filho em uma instituição de ensino, os pais esperam que a criança esteja em um lugar seguro. Com o software direcionado para o monitoramento da frequência escolar, os pais podem fazer um controle mais próximo da frequência do aluno. É possível, até mesmo, avisar os pais por SMS sobre qualquer acesso, falta ou saída de um aluno.

Além disso, pode-se configurar o sistema para liberar a saída apenas de alunos acompanhados ou que estejam com uma pessoa autorizada pelos responsáveis.

Praticidade

Usar um software para controle do acesso e frequência escolar é prático também para a instituição de ensino. Com o histórico de frequência dos alunos, a escola pode gerar arquivos para utilização por professores e gestores, além de facilitar a visualização de estatísticas, dados e metas.

Muitos sistemas também disponibilizam uma plataforma online para pais, alunos e funcionários, na qual é possível acessar registros, cadastros e mensagens.

Relacionamento entre escola e pais

O controle de acesso e frequência aprimora o acompanhamento do aluno pelos educadores. Com base nos dados, é possível conversar com os responsáveis e investigar os motivos das saídas e ausências. Assim, escola e pais têm um relacionamento muito melhor e mais próximo.

Sistema para Escola

A Pacto possui o software Escola, um programa voltado para a segurança e controle do acesso e frequência escolar. Há diversas vantagens, como relatórios de saídas dos alunos, lista das frequências e faltas de cada estudante e configuração de backup automático, evitando a perda de dados.

No entanto, há outros aspectos que merecem atenção:

  • bloqueio de alunos: estudantes cuja saída desacompanhada é proibida são bloqueados e não podem passar pela catraca eletrônica. Essa medida é importante principalmente em grandes cidades, em que o índice de violência é maior;
  • avisos sobre faltas: qualquer ausência ou saída dos alunos é notificada, bem como a entrada dele no recinto escolar;
  • histórico: além de controlar a presença ou ausência do estudante, o software também tem um histórico de acesso, que pode ser acessados pelos pais pelo site da escola.

Além destes benefícios, o software Escola é personalizável, e a empresa também oferece suportes e treinamentos. A entrega e a implantação também são rápidos, garantindo que a sua escola esteja sempre segura.

Se você quer saber mais sobre o sistema Escola ou deseja ter mais informações, acesse o site ou entre em contato conosco.

O que achou do artigo? Conta pra gente:

VEJA TAMBÉM