Datas Comemorativas na Academia: 3 estratégias para não deixar passar em branco

escrito por Raysa Carvalho
Datas Comemorativas na Academia: 3 estratégias para não deixar passar em branco

O relacionamento interpessoal é a base de toda venda! Ainda mais nestes tempos onde os consumidores anseiam por viver experiências gratificantes com as marcas que admiram. Veja então como usar as datas comemorativas na academia para aproximar-se ainda mais dos seus alunos e estimular a retenção.

Comemorar é bom: tanto para sair da rotina, quanto para fazer novos negócios!

A estratégia de recorrer às datas comemorativas não é nova no mundo do marketing, que enxerga estes “períodos especiais” como excelentes oportunidades para aquecer mercado! Os objetivos para o negócio podem ser os mais variados. Vão desde realizar novas vendas, aumentar a fidelização, fazer branding (reforço de marca), até mesmo lançar novidades para o público, entre outros.

No mercado fitness não é diferente. É tempo de oportunidades: aproximar-se do seu público, surpreendê-los com eventos e tirá-los da rotina, estimular a visitação e a retenção, vender mais… Defina o seu objetivo, coloque em ação e depois é só comemorare!

Com as estratégias certas você e sua equipe podem tirar proveito de todo potencial que as datas comemorativas na academia têm para multiplicar resultados. Veja agora táticas para fazer do calendário um aliado de sucesso do seu negócio fitness.

3 estratégias para fidelizar alunos com as datas comemorativas na academia

1º Faça o mapeamento de datas importantes para o mundo fitness

Faça uma lista com as datas tradicionais e as datas específicas. Estas datas podem, significar muito para o seu público e portanto irão significar resultados importantes em nível de engajamento.

Entre as datas tradicionais destacamos: Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia da Mulher, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, etc.. Até escrevemos artigos sobre importantes datas tradicionais que podem render muito para a academia, como a Black Friday  e a Festa Junina.

Já como exemplo de datas específicas temos dia do esportista 19/02, dia do cliente 15/03, dia mundial da saúde 07/04, dia do amigo 20/07, entre outras.

Sua academia também pode se engajar em campanhas de cunho social, e gerar ainda mais autoridade de marca posicionando-se como uma empresa com responsabilidade social. Um dos grandes exemplos deste tipo de campanha é o Outubro Rosa, clique aqui e leia um artigo recheado de ideias para utilizar na sua academia.

Lembre-se de se programar com antecedência e compartilhar as estratégias de comunicação com seus colaboradores. Para otimizar este processo e manter toda a equipe conectada com os mesmos objetivos, recomendamos que você use o Google Agenda. É uma ferramenta super prática e gratuita para se programar e alertar a todos nas proximidades das ações.

2º Aniversário é para comemorar!

Seja o da empresa, dos colaboradores, dos clientes… aniversários são excelentes oportunidades para interagir, reforçar marca e estreitar vínculos.

Muitos negócios lançam ofertas especiais para celebrar sua presença de mercado e agradecer a fidelidade dos clientes.

Tratando-se do público interno, seus colaboradores, prestigiar os aniversariantes com uma festinha todo mês, postagens nas redes sociais e cartazes que destaquem seus nomes são ações simples que aumentam a motivação e o senso de pertença ao time.

Já os seus clientes também merecem ser mimados em uma data tão especial! Por isso, envie e-mail marketing ou mensagens no whatsapp personalizadas. Incremente com um bônus, um desconto, um voucher. Vale tudo, só não pode passar em branco.

3º Faça co-marketing: convide marcas parceiras para um “date” inesquecível

Celebrar datas comemorativas todo mundo faz, mas o seu evento pode ser único! Pra causar junto ao seu público, que tal convidar uma marca parceira para fazer a comemoração ainda mais especial? O conceito de co-marketing é basicamente duas ou mais empresas com um mesmo público-alvo em comum que se unem em uma ação de marketing visando otimizar resultados e custos.

E no universo fitness as possibilidades de parceria são inúmeras: profissionais da saúde, palestrantes motivacionais, clínicas de estética, representantes de cosméticos, empresas de alimentação saudável, marcas de suplementos, lojas de roupas fitness…

Entre os principais benefícios de fazer co-marketing é que a sua academia acaba tendo acesso uma nova audiência, já que a marca parceria irá compartilhar sua base de contatos com você. Outro destaque também está na economia, já que os custos e esforços das ações são rateados.

Lembre-se! Sua academia não precisa fazer grandes investimentos de dinheiro para celebrar as datas comemorativas. Use e abuse da criatividade, marque presença nas redes sociais, reúna a equipe em prol de ideias, promova aulões. Ou seja, ARRASE! O importante é gerar engajamento e aumentar oportunidades para a sua marca #FicaADica

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