Como o telemarketing pode melhorar seus resultados? Descubra com a Carol Rocha

escrito por Raysa Carvalho
Como o telemarketing pode melhorar seus resultados? Descubra com a Carol Rocha

Engana-se quem pensa que o telemarketing é uma ferramenta ultrapassada! Com os novos meios de contato, como redes sociais, uma ligação efetiva pode fazer toda a diferença na hora de fechar negócios. Descubra como obter melhores resultados com telemarketing, aproveitando as super dicas da Carol Rocha, especialista sobre o assunto, e capacite seu time para novos resultados em 2018.

Assista e leia o artigo:

 

Por que se faz ligação? Pegar o telefone e ligar para uma lista não é mais suficiente. A ligação não é mais um fator diferenciador, o cliente já espera que essa ligação ocorra e já está blindado contra ela.

 

1º- Conheça o seu cliente

Não replique discursos. Antes de ligar, tente verificar informações como último acesso à academia, hábitos de consumo, frequência aos treinos. E não pense que se trata apenas de uma ligação, deve ser um atendimento de sucesso.

A dica é que você se apresente como representante da academia e fale um pouco sobre a trajetória do cliente até ali, buscando gerar uma conexão empática para então abordar o assunto sobre renovação.  Outra dica é lidar com a ligação como se fosse algo pessoal, respeitando os horários dos clientes, buscando fugir dos horários comerciais.

 

2º- A academia não deve ligar apenas para vender

Ligue muito, mas não ligue apenas com o objetivo de vender. O fluxo é ligar e agendar (gerar visitação), buscando gerar um compromisso por parte do cliente. Mas nem sempre a ligação é recebida de forma amistosa e para isso uma dica que a Carol sugere como “quebra de objeções” é sempre usar a palavra “entendo” todas as vezes que o cliente disser “não”.

E se mesmo assim não conseguir um agendamento e a conversa ainda evoluir para algo como “tô pensando em cancelar”, a Carol ainda reforça “o consultor não deve aceitar e desligar”, mas sim buscar entender os motivos do cliente, oferecendo benefícios para reverter as barreiras e conseguir um agendamento.

E para obter melhores resultados com telemarketing, além de agendar é preciso confirmar! Para o gestor, a #DicaDeOuro é controlar a efetividade do telemarketing pelo número de agendamentos gerados, ou seja, monitore o número de ligações, mas com foco em agendamentos.

 

#DicaBônus1 – Agendamento é igual dinheiro, você tem que cuidar bem e saber onde é que está:  por isso, os gerentes precisam ficar de olho no número de agendamentos e também nas visitas efetivadas. Uma ótima ideia é usar quadros de metas expondo as datas, visando deixar todos informados e também trazendo aquele senso de responsabilidade para a equipe em confirmar os agendamentos com os clientes.

 

3º- Whatsapp como o grande aliado para melhores resultados com telemarketing

O Whatsapp é uma excelente ferramenta dentro do CRM. Mas fuja de uma comunicação mal feita. A ideia é gerar curiosidade (chamar a atenção) e abrir um canal de comunicação, tanto na ferramenta, quanto para uma ligação mais pessoal, mais intimista.

Ainda sobre o whatsapp, lembre-se que o atendimento é “pessoa-pessoa”, não “pessoa-máquina” e cuidado com os erros de português. A máster dica é usar o whatsapp como forma de despertar curiosidade no cliente e abrir canal para uma ligação.

A Carol usou o exemplo da Black Friday, onde muitas consultoras cometem o erro de mandar todas as informações, inclusive valores… Ao contrário disso, a academia pode aproveitar a oportunidade de enviar uma mensagem que estimule o aluno a pedir um contato comercial.

 

#DicaBônus2: Sempre que o foco for preço ou cobrança, fale o valor e mude de assunto. Um exemplo que a Carol deu é “O plano é X reais, você prefere continuar treinando no horário de costume?” Ou seja, você informa o preço, mas mostra que ação do seu cliente em permanecer na academia é muito mais importante.

 

Rolou até uma pergunta curiosa:

– Como achar clientes fáceis de agendar como o Jefferson? 😂 😂 😂

A Carol garante: quando o consultor trabalha os objetivos do cliente, mostra respeito pelo aluno, acaba por derrubar objeções e gera empatia. Assim a conversa flui mais fácil.

 


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