Como montar uma academia? Veja os 12 passos essenciais para abrir um negócio de sucesso

escrito por Raysa Carvalho
Como montar uma academia? Veja os 12 passos essenciais para abrir um negócio de sucesso

A cada dia que passa, o segmento fitness tem se mostrado um excelente investimento especialmente no Brasil. Para ter ideia, o País é o segundo maior mercado de academias no mundo, com um número superior a 33.500 unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos, mas na América Latina somos os primeiros! Se você deseja entrar neste mercado fitness e montar uma academia, anime-se pois ainda há muita oportunidades para aproveitar!

De acordo com a IHRSA, possuímos a quarta maior população mundial que frequenta academia, somando mais de 8 milhões de clientes. Isto também significa que somente 4% da população brasileira frequenta algum estabelecimento de fitness, como academias, estúdios e boxes crossfit.

Negócio de oportunidade

Mesmo com a crise que afetou o país, o segmento continuou crescendo, tanto que em 2016 esse progresso chegou a 22%.

Pesquisas revelam que muito mais do que força física ou maior capacidade atlética, 60% das pessoas que frequentam as academias o fazem para conservar a saúde como um todo, isso engloba:

– Melhorar a qualidade de vida,

– Investir na beleza,

– Conhecer pessoas com os mesmos objetivos e estilo de vida.

Muito mais que um lugar para se exercitar

Logo, mais do que um lugar para “malhar”, as academias estão se transformando em centros de convívio e entretenimento. Responda: Qual é o malefício que a prática correta de exercícios físicos pode causar? Isso mesmo, NENHUM! Logo, montar uma academia é investir em um negócio com infinitas oportunidades de crescimento e personalização.

Público-alvo: o mais amplo e diverso possível!

O público-alvo também é amplo e diversificado, indo desde donas de casa, crianças, jovens estudantes, executivos, a idosos, homens e mulheres de diferentes classes sociais, com nível de formação diversas.

Vai montar uma academia? Comece do jeito certo!

Você, que já optou por montar a sua academia saiba que já deu um grande passo rumo ao sucesso. A grande maioria dos brasileiros sonham em empreender, cerca de 82%, mas apenas 66% se consideram aptos para isso.

Mas empreender vai muito além de abrir uma empresa. Empreender significa planejar o próprio negócio, tanto para a inauguração, quanto para a implementação de melhorias. E aí, você sabe por onde começar?

Veja o check-list com 12 etapas essenciais para montar uma academia

Se você deseja começar, leia o e-book! Agora, se você já tem um negócio fitness, leia também! Este passo a passo auxiliará você a organizar processos e também a traçar perspectivas reais de sucesso. Veja cada passo a passo detalhadamente no e-book:

como montar uma academia

1 – LOCALIZAÇÃO
2 – DEFINA O PERFIL DOS POTENCIAIS CLIENTES
3 – CONHEÇA E CUMPRA AS EXIGÊNCIAS LEGAIS
4 – DEFINA A ESTRUTURA E DIVERSIFICAÇÃO DA ACADEMIA
5 – PESQUISE E COMPRE EQUIPAMENTOS
6 – CONTRATAÇÃO E TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS
7 – AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIA
8 – DEFINIÇÃO DE PREÇOS
9 – DEFINIÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇOS
10 – INVESTIMENTO, CAPITAL DE GIRO E CUSTOS
11 – DIVULGAÇÃO E EVENTOS
12 – GESTÃO DO NEGÓCIO

Para começar com o pé-direito e o foco bem apontado para o sucesso, que tal contar com um sistema de gestão que irá acompanhar o seu negócio desde o início com vistas ao crescimento? Conte o ZW Inteligência em Gestão Fitness e toda a metodologia focada em lucratividade que a Pacto Soluções tem aperfeiçoado junto aos seus mais de 1000 clientes!

Conheça mais sobre o ZW e tome a decisão certa ao montar a sua academia. Cadastre-se aqui!

O que achou do artigo? Conta pra gente:

VEJA TAMBÉM