É fato que nos últimos 10 anos, o mercado fitness cresceu de forma satisfatória no Brasil, apesar da crise que recentemente afetou a economia brasileira. Mas além dos fatores externos, as academias sofrem com erros de gestão que podem atrapalhar a lucratividade do negócio. Conheça agora, os 3 maiores problemas sobre gestão de academia e como resolvê-los.

Ao contrário do que muita gente pensa, ter um negócio fitness não significa apenas passar o dia em um estabelecimento cheio de gente bonita e bem-disposta. É preciso elaborar metas, planos de negócios, contar com uma equipe capacitada, além de sempre manter seu ambiente bem cuidado e pronto para a prática de esportes.

Como em qualquer negócio, o mercado fitness também sofre com alguns erros de gestão. Sobre este tema, separamos algumas das reclamações mais comuns que você, Gestor Fitness, deve evitar para que sua academia sempre esteja cheia de alunos satisfeitos com seu negócio.

Venha com a gente e veja alguns dos 3 maiores problemas sobre gestão de academia, com super dicas para solucionar:

1. Não realizar a gestão financeira:

A gestão financeira pode ser considerada um dos pontos mais sensíveis de um negócio. Não ter um controle preciso das finanças é um erro que afeta diretamente o funcionamento da empresa, podendo se tornar um problema de grande dimensão.

Quando o dono de uma empresa não sabe como anda a saúde financeira do seu negócio, tem dificuldades de prevenir-se em relação a “surpresas indejadas” e os problemas financeiros acabam chegando sem dar aviso.

A gestão financeira faz parte da vida de toda e qualquer empresa, constituindo-se em um dos alicerces de todo o restante da estratégia empresarial. É através do setor financeiro que se pode verificar a saúde da empresa, prever seu crescimento e sonhar com o futuro.

Para que problemas relacionados à gestão financeira não aconteçam na sua empresa, o ideal é buscar sistemas de gestão financeira. Estes softwares são ferramentas fundamentais para auxiliar os empresários na gestão do negócio: controlar despesas, verificar as receitas, controlar passivos, controlar lotes de cheques e cartões de crédito, estabelecer metas de gastos e metas de vendas, analisar receitas e faturamento e até Demonstrativo Financeiro por Resultados. O ZW, Inteligência em Gestão Fitness, em seu módulo financeiro para academias, é bem completo quanto a isso.

2. Não capacitar a equipe:

Uma reclamação recorrente de frequentadores de academia é sobre a falta de um atendimento mais personalizado por parte dos professores. Por isso reforçamos a importância dos cursos de treinamento para estas empresas, já que sabemos que quando um profissional é contratado, na verdade você está contratando as experiências anteriores dele.

Não há como fazer esse profissional chegar já conhecendo a cultura da sua empresa. Sendo assim, ele oferecerá o seu melhor, mas sem os diferenciais da sua academia. É aí que os processos de treinamento e desenvolvimento de pessoal entram para garantir a personalização da entrega dos serviços e sustentação dos diferenciais da empresa, isto possibilita que os colaboradores falem a mesma língua e que os clientes reconheçam a equipe como profissionais da sua empresa.

Portanto, é fundamental que a sua academia conte com professores atenciosos que demonstrem interesse em cuidar da saúde do aluno, orientando a forma como os exercícios são feitos e corrigindo erros em suas execuções. Isso fará toda a diferença na hora da renovação da matrícula.

Como sugestão de aprimoramento recomendamos os Cursos da BPRO que são muito bem quistos no mercado nacional. Também recomendamos os cursos da Fitness Brasil, alguns online inclusive, são uma boa pedida!

3. Não estabelecer metas de vendas para seus consultores:

Outro grande erro na gestão de academias é não calcular corretamente as metas para os consultores. Para que as metas funcionem elas precisam ser concretas e mensuráveis.

Estabeleça uma meta que seja possível de medir (mensurar), como por exemplo: faturamento mensal, elevação percentual do ticket médio, aumento do número de clientes, redução dos títulos não pagos/recebimento, entre outros.
Todo valor de metas deve estabelecer um nível que seja desafiador, mas não impossível de alcançar. O desafio deve motivar a superação, mas quando a meta é irreal a ponto de passar a sensação de impossibilidade, o time se sente travado ante a certeza de que não irão conseguir.

Estabeleça uma maneira de acompanhar o desempenho diariamente. Uma meta de venda sem acompanhamento é simplesmente um número, uma perda de tempo para toda equipe, uma ilusão que não será alcançada. Não vai lhe servir para nada.

Um dos módulos mais elogiados pelos gestores fitness que utilizam o ZW é o CRM, que possui uma metodologia de metas traçadas a partir da análise do binômio realidade x possibilidade, de forma que você e seu time trabalham com a certeza de que podem alcançar melhores resultados com ferramentas estratégicas que auxiliam nesta conquista.

Agora que você conheceu algumas das maiores reclamações sobre gestão de academia, conseguiu identificar alguma delas dentro da sua empresa? Se a resposta for positiva, comece a colocar em prática os conhecimentos adquiridos e corrija as falhas de maneira eficiente.

Caso a resposta seja negativa, continue atento para não cair em alguma armadilha! 😉

Quer compartilhar suas experiências conosco ou sanar alguma dúvida? Deixe seu comentário! Teremos o prazer em ajudá-lo!

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