Gestão de Marketing

Gestão

NO SÉCULO XXI, ESTA PLATAFORMA DE NEGÓCIOS É O PONTO ONDE O INTANGÍVEL SE TORNA TANGÍVEL. Temos que desenvolvê-la de forma global, de maneira que um conjunto de processos esteja conectado
a outros de forma clara, integrada e facilmente entendida, onde cada ação está ligada à outra e o todo ligado ao conceito do produto e ou serviço. Busco alinhar um programa de marketing e para montá-lo, tenho seguido uma linha que vou compartilhar com você.

O ponto inicial é o convite a um grupo de pessoas de sua organização (de seis a oito) para unirem suas inteligências na formatação do que chamo C3 – células de construção de conhecimento. Opte por reunir pessoas de características e visões diferentes, cada uma de um ponto da empresa. No primeiro encontro da C3, promova um brainstorm (toró de parpites) e responda a algumas questões em grupo, para dar início ao programa. Qual a palavra que vai orientar o conceito do programa (a palavra estratégica)? Em seguida, formate a frase estratégica utilizando a palavra identificada. Cada ação desenvolvida a partir de então, deve ter ligação direta com esta frase. Crie várias ações interligadas com quatro plataformas de sustentação: a promocional, a publicitária, a de relacionamentos e a técnica; cada plataforma precisa ter entre seis e dez ações práticas do fazer.

Monte o formato do programa para se desenvolver ao longo de um ano. Formate as ações, de maneira que se complementem e onde uma se articule com a outra. Exemplo: sua promoção de vendas do mês, estabelece uma meta de vendas para cada pessoa do time comercial; dê um brinde a quem se matricula ou renova seu plano, este brinde pode ser uma camiseta com alusão a campanha do trimestre; lance uma nova modalidade de aula que se articula com uma viagem dos clientes a uma estação de férias, onde vai acontecer uma corrida e o grupo de adeptos desta modalidade, vai participar e estas noticias você coloca no site que capta opiniões através das redes sócias de suas ações mercadológicas.

Enfim, monte suas atividades de marketing onde o programa esteja formatado e tudo tenha a ver com tudo e onde a integração possa sustentar o conceito criado.

Veja também:

Comentários

comentários

Receba conteúdos exclusivos