Coordenador: dicas para realizar um bom trabalho?

Gestão

O coordenador da academia tem a função de gerir o negócio, ajustando os horários das aulas, verificando se os alunos estão satisfeitos, se há algum empecilho para o trabalho dos instrutores etc. Porém, muitos sofrem com a falta de apoio tecnológico, tendo menos produtividade e tomando decisões de maneira mais intuitiva do que assertiva. Além disso, ao contratar um coordenador, o proprietário da academia precisa verificar algumas características e a necessidade de treinamento e capacitação, a fim de que o gestor seja um verdadeiro líder.

Qual é o papel do coordenador?

Como em qualquer outra área, o coordenador é aquele que organiza e gerencia as equipes. No caso de uma academia, pode haver apenas um coordenador para os setores administrativo e técnico (que abrange profissionais de Educação Física e possíveis estagiários). No entanto, também podem ser definidos dois coordenadores, um para cada departamento.

Mas qual é na prática o papel do coordenador? Ele tem a responsabilidade de fazer escalas de fim de semana, solucionar as faltas dos professores, traçar estratégias para as férias dos colaboradores, identificar aulas vazias e reclamações de alunos, sugerir modificações, entre outras atividades.

Assim, o papel do coordenador vai muito além do gerenciamento de uma equipe. É ele quem faz a intermediação entre o proprietário, os clientes e os colaboradores, garantindo que essas relações sejam as melhores possíveis.

Qual a importância do coordenador para a academia?

Muitos donos de academia optam por ficar sem um coordenador. No entanto, a tendência é que as atividades acabem sobrecarregando o gestor ou outro funcionário, como o recepcionista. Em um primeiro momento, o coordenador tem a função de manter tudo organizado e funcionando. Mas o grande desafio está em alinhar a equipe e capacitar os colaboradores para que todos caminhem para alcançar a mesma meta.

Nesse sentido, o coordenador deve definir metas e dar um feedback para a equipe, mostrando o que a academia espera de cada um dos integrantes do time. Ao mesmo tempo, é preciso saber ouvir e repassar as críticas a fim de tentar criar um ambiente de trabalho melhor. Outra atividade crucial é mensurar resultados, verificando se a meta definida está sendo atingida ou se é preciso rever as estratégias.

Considerando tudo isso, é fácil se perguntar como o coordenador conseguirá exercer essas atividades de maneira eficaz. A resposta é simples: por meio do apoio tecnológico. Atualmente, os softwares de gestão ajudam muito nesse processo, reunindo os dados mais importantes das academias em um só lugar, como os dados dos clientes, os horários das aulas, o gerenciamento dos professores etc.

A partir dos dados coletados, o coordenador pode verificar os índices que estão baixos e repassar ao proprietário, sugerindo as melhores estratégias. Por exemplo, se o grande problema da academia apontado pelo software é o grupo de risco, é necessário pensar em aumentar a oferta de aulas, trocar horários de algumas turmas, realizar um follow-up, comprar equipamentos melhores e novos etc.

Escolhendo um bom coordenador

A fim de optar pelo melhor profissional, o mais importante é que o proprietário tenha uma referência do candidato a coordenador. Escolher um colaborador da equipe é uma boa solução, porque ele já conhece o negócio e os problemas do dia a dia.

Assim, você pode optar por selecionar um dos professores, que tem conhecimento técnico e operacional e já conhece como funcionam os horários e as escalas. No entanto, isso não é suficiente. É preciso que o profissional tenha características de líder. Isso significa que o professor precisa ter conhecimentos e vontade de aprender mais sobre gestão e administração. Além disso, ele deve aprender a analisar os números, tendo o ímpeto de ajudar, e não de soltar um problema nas mãos dos colegas. Ou seja, o coordenador deve ser o primeiro a apresentar e pensar em soluções, não sendo apenas um profissional que cobra resultados.

A seleção de um profissional novo também é uma opção, caso sua equipe seja pequena ou não haja ninguém com os requisitos necessários. Nesse caso, é importante investir tempo em processos de seleção, treinamento e capacitação. Assim, o melhor colaborador possível é contratado e recebe todo o suporte necessário para desenvolver seu trabalho.

Agora que você já sabe de tudo isso, pode verificar se a sua academia tem um bom coordenador. No entanto, você já sabe que é fundamental ter um suporte tecnológico, não é mesmo? Por isso, entre em contato conosco e conheça o ZW para academias, que vai reunir todos os dados necessários para a gestão da sua academia, facilitando o trabalho do coordenador e a lucratividade do seu negócio.

Veja também:

Comentários

comentários

Receba conteúdos exclusivos