8 dicas para aprender a se comunicar no ambiente profissional

Comunicar-se bem e de forma adequada é uma qualidade essencial e muito valorizada no meio profissional.

Saber se expressar em diversas situações e envolver a sua equipe no momento certo e com as palavras certas pode te ajudar a convencer clientes, explicar ideias, estabelecer uma estratégia, defender um ponto de vista ou até mesmo conversar sobre assuntos informais de maneira mais eficiente.

Por isso preparamos 8 dicas que te ajudarão neste processo de boa comunicação. Confira:

  1. Construção da sua imagem: é muito importante que você cuide da sua aparência, mas preocupe-se também com outros aspectos importantes da sua imagem, como sua simpatia, atenção, disposição e principalmente com a forma de se comunicar com a sua equipe. Além disso, conversar corretamente, mostrar empatia e bom humor também são atitudes essenciais.
  2. Aprenda a escutar: nada adianta se você souber se comunicar bem e aprender a escutar o outro. A capacidade de ouvir o que as pessoas têm a dizer, demonstra interesse.
  3. Aprenda a falar: saber se expressar corretamente é uma maneira eficaz de se comunicar. Uma dica importante para aprender a argumentar é: ler. E ler de tudo, desde livros ou jornais, revistas ou bulas de remédios.
  4. Saiba conversar: é importante que um bom gestor sempre esteja preocupado com a forma que transmitirá as mensagens durante suas conversas. Outra dica importante é ficar atento a sua linguagem corporal. Tenha postura, entonação e use gestos adequadamente.
  5. Tenha opinião: ao defender uma ideia, garanta que está falando sobre o que você sabe ou já tem experiência. Não se baseie em achismos. Construa argumentos sólidos para transmitir confiança.
  6. Pratique a inclusão: sempre que possível envolva toda a sua equipe nas reuniões e discussões de projetos. Encoraje seus colegas a emitirem suas opiniões.
  7. Escolha o momento certo: procure o melhor momento para emitir feedback. Seja cauteloso. É importante nunca se esquecer de um dos lemas mais usados por líderes: “elogie em público, critique em particular”.
  8. Foco nas reuniões: mais uma vez é importante lembrar que existem momentos certos para expor algumas ideias. Fique alerta aos cuidados com a educação: não atropele a conversa de colegas. Espere que eles terminem seus pensamentos e depois expresse suas opiniões.

Pode parecer irrelevante, mas comunicar-se bem, adequadamente e com respeito é uma qualidade essencial e muito valorizada em profissionais que desejam alcançar sucesso nas empresas. Por isso, fique atento a maneira que você tem se comunicado!

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