5 exercícios para ter equipes mais produtivas

Você já ouviu falar em Capital humano? É o conjunto de capacidades, conhecimentos e competências que favorecem a realização de um trabalho de modo a produzir valor econômico. Conheça agora 5 dicas simples para reduzir drasticamente o seu estresse, criar equipes produtivas e ajudá-lo a se libertar dos problemas que seus funcionários possam estar causando.

1- Tenha um “diário de funcionários”: busque sempre ter à mão números avaliativos sobre a sua equipe, indicando o desempenho individual, os problemas causados, o índice de satisfação dos clientes. Isso ajudará em decisões como demissão ou aumento de comissões (o ZW pode te auxiliar com isso! Para saber mais, fale com um consultor aqui).

2-  Comunique expectativas e defina datas: Compartilhe o que você verdadeiramente espera de cada colaborador em ações e números. Mas lembre-se de sempre se certificar de que a pessoa entendeu o que você espera, orientando e acompanhando o progresso individual e do grupo. Uma dica é sempre formalizar as reuniões por e-mail ou através de uma plataforma que lhe permita compartilhar as metas (o ZW tem uma solução para isso! Para saber mais, fale com um consultor aqui).

3. Siga a rega 20 – 50 – 30%! Existe uma regra de  gestão de pessoas que diz que 20% das pessoas são amigáveis a mudanças, 50% são indecisas e 30% são resistentes, “empatando” ou até sabotando novas ideias. Nosso conselho? Não gaste seu tempo com estes! Tente conquistar os 50% e dirija atenção e apoio para os 20%.

4- Seja um farol para a sua equipe! Nunca deixe seu mau humor ou tristeza criar o temido #Climão que pode desmotivar seus colaboradores e impactar nas vendas ou na qualidade do atendimento. Lembre-se, você é gestor e as pessoas devem enxerga-lo como um ser humano equilibrado, capaz de superar os desafios. Outro ponto é NUNCA, NUNCA comparar um funcionário com o outro! Isso pode despertar sentimentos ruins, como inveja e discórdia.

5- Engaje sua Equipe nas Decisões: Ouvir as ideias da sua equipe mostra apreço e impulsiona a motivação, criando um senso de responsabilidade e cocriação. Lembre-se, bons profissionais estão em falta no mercado, por isso, reter talentos é fundamental.

Comentários

comentários

Receba conteúdos exclusivos