5 estratégias diferentes para sua academia vender mais na Black Friday

Novembro e Dezembro são meses marcantes devido a temida evasão de fim de ano. Logo, para que seu fluxo de caixa não seja abalado é hora de colocar em prática estratégias que atraiam novos clientes e promovam fidelização.

Para aumentar suas visitas e conversões nesta época do ano, a dica é aderir à tradicional campanha de Black Friday, na última sexta-feira do mês de Novembro. Mas se mesmo assim você ainda tem aversão à data, saiba que embora seja uma cultura importada dos EUA, o público no Brasil já está ávido pelas promoções. Então não dá pra ficar de fora, viu?!

Mas para que a campanha tenha um ótimo resultado você deve observar a regra dos 3 Sensos:

– Senso de Urgência: você precisa usar essa promoção de maneira rígida, ou seja, é só um dia!

– Senso de Escassez: número de planos limitados.

– Senso de Exclusividade: para novos alunos e rematrículas.

 

Por favor, aqui vai um pedido de coração, não faça BLACK WEEK, BLACK NOVEMBER. Se quiser estender a promoção por mais tempo então use outro nome. A BLACK FRIDAY é apenas um dia, só na última sexta-feira de novembro e os descontos devem ser realmente convidativos. Agora veja os passos básicos para ter sucesso com a sua campanha:

Passo 1: Faça uma promessa irresistível – O seu desconto deve ser real, afinal você não deseja que sua marca seja associada a famosa piada “black fraude”, não é mesmo? Então realmente ofereça uma condição especialíssima neste dia único de ofertas. Aproveite para mostrar benefícios além de desconto. Crie argumentos sempre com início, meio e fim, entregando de fato ao seu aluno o resultado esperado, a palavra de ordem aqui é COMPROMISSO. Desafios de verão são excelentes pedidas nesse momento também. Outra campanha atemporal que pode ser explorada aqui são planos do tipo compre 12 treine 15.

Passo 2: Comunique sua ação com antecedência – O mês de novembro já começou e você também pode começar a comunicar sua campanha. Aproveite para gerar expectativa em torno da sua promoção e vá revelando as informações aos poucos. Um simples cronograma de lançamento é soltar algumas peças teasers falando sobre a data. Como exemplo, você pode utilizar argumentos ao estilo “A Black Friday vem aí – aproveite uma promoção exclusiva. Aguarde”, anunciando que seus clientes não perdem por esperar. Depois disso, o próximo passo é comunicar a oferta. Como a Black Friday sempre cai na última sexta-feira de novembro, já comece na segunda-feira divulgando a condição especial, reforçando que os descontos estarão disponíveis apenas no dia.

Passo 3: Entregue um atendimento de excelência – se você já fez alguma campanha de Black Friday sabe que a procura no balcão da academia aumenta e muito no dia. Sendo assim, prepare seu time com antecedência. O ideal é que você já reúna toda a sua equipe (consultores, professores, recepcionistas) e revele como serão as etapas de comunicação da promoção e também estabeleça metas de atuação de cada um no processo. Ao instruir o seu pessoal você minimiza o risco de algum colaborador não conseguir passar as informações corretas quando solicitado. Já para o dia da promoção, crie meios de dar mais agilidade aos atendimentos no balcão, para que não haja grandes filas de espera, nem insatisfação por parte dos clientes que desejarem participar. Aproveite também para unir todo o seu time no propósito da Black Friday, que tal se todos vestirem preto nesse dia?

 

Agora, vamos às 5 estratégias de vendas que você pode usar para alavancar seus números com a Black Friday. Lembre-se: antes de lançar essas promoções, não deixe de fazer as contas sobre o seu ticket médio para saber qual o real impacto no seu caixa (não queremos ter prejuízo, não é mesmo?). Calcule também quantos novos alunos seu salão de musculação comporta.

Escolha entre as 5 estratégias (ou mescle duas opções – uma para novos alunos e outra para renovação dos atuais) e monte sua BLACK FRIDAY com ofertas exclusivas. Não deixe de pensar no perfil do seu público:

#01: Desconto no 1º mês (Ex.: 1ª parcela a R$ 19,90 + 11x do valor normal ) Você pode também mudar a duração dos planos para 4/6/9 meses.

#02: Experimente 30 dias com até 80% de desconto válida apenas para novos clientes (não vale atuais clientes, nem clientes antigos) com o objetivo de gerar experimentação. Se sua academia inaugurou a menos de 6 meses essa não é uma opção ideal. Escolha agregar serviços (pacote de Avaliação Física + Parceria com Nutricionista, por exemplo) e não mexer tanto no preço.

#03: Desconto no mensal caso o aluno renove até a data de vencimento todo mês A ideia é você oferecer o plano mensal no mesmo valor do anual com a condição de que o aluno renove a mensalidade até a data de vencimento, ou seja, muitas pessoas querem treinar na sua academia, mas não possuem cheque ou limite no cartão de crédito, então, ofereça essa vantagem para trazer essas pessoas pagando o valor promocional do seu plano anual desde que pague em dia!

#04: Promoção 2 por 1 – a estratégia é 2 alunos = 1 mensalidade, nos 3 primeiros meses (ou apenas no 1º mês, a escolha é sua!).

#05: Leve o plano anual e ganhe 3 meses! aqui você pode conceder 3 meses para o aluno que renovar o plano anual. Outra ideia é conceder 2 meses para a pessoa que adquiriu o plano e 1 mês de bônus para um amigo. Assim você trabalha fidelização e experimentação ao mesmo tempo (lembre-se de excluir a possibilidade de férias desse pacote).

#DicaBônus: Se você desejar que sua campanha de Black Friday chame ainda mais atenção do que a concorrência, inove no nome da campanha! Faça novas combinações, como Black Fitness, Black GYM, Black Energy, Black Act, ou ainda, mescle com o nome da sua academia (só tome cuidado com a sonoridade para não criar um nome “over”). Essa é uma maneira de ser criativo e criar uma campanha ex-clu-si-va para sua academia.

 

Lembre-se, campanhas como a Black Friday têm um potencial enorme de gerar um marketing boca a boca para a sua academia, studio ou box, além de reforçarem o senso de satisfação dos clientes, fortalecem a prova social (isso acontece quando clientes atestam a qualidade e relevância do seu negócio).

 

Gostou? Com essas dicas preciosas você já pode criar uma campanha exclusiva para vender mais nesta Black Friday. Aproveite a oportunidade! (Depois conta pra gente o resultado!) 😉 

 

Ah! E se quiser um calendário de estratégias de comunicação mais do que completo para usar o ano todo na sua academia, clique na imagem abaixo e faça o download.

 

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